domingo, 1 de agosto de 2010

Android x IPhone

Boa tarde

Este post é dedicado a demonstrar algumas razões para se ter um Android ao invés de um IPhone.

1 - Flexibilidade: Os proprietários do celular da Apple são obrigados a utilizar somente aplicativos desenvolvidos e liberados pela empresa. Ou seja, esta detêm um monopólio sobre todos os app´s, jogos, etc que você pode baixar para o celular. No caso do Android, por ser baseado em Linux, é um software aberto, que permite qualquer programador disponibilizar seu software, tanto que a própria Google disponibiliza programas e ferramentas para desenvolvedores e os fabricantes também podem customizar de uma forma mais amigável os seus aparelhos.

2 - Singular X Plural: Pelo fato da Apple se dedicar tanto ao IPhone, ser tão restritiva na sua produção, esta acaba provendo somente um aparelho, com duas ou três opções de armazenamento, porém os usuários não tem outras opções de escolha, nem outros dispositivos com o mesmo software para poder escolher. É uma escolha ilimitada. Já no caso de aparelhos com software Android, pelo menos quatro fabricantes, no Brasil, possuem opções para escolha do cliente. Pode-se escolher entre capacidade de armazenamento, qualidade de câmera, acessórios adicionais que vêm agregado ao aparelho entre outros.

3 - App´s: "Quanto maior a demanda, maior a oferta", se utilizando desta premissa, foi criada pela Google a App Inventor, onde os usuários, programadores podem criar e disponibilizar os seus aplicativos, alguns podem até vir a ser ruins, mas outros podem virar ícones e gerar necessidades que talvez hoje não existam ainda. Para o mês de Agosto espera-se existir mais de 100 mill apps para Android.

4 - O recente acontecimento, chamado de "Antennagate", gerou uma das mais preocupantes situações em torno do IPhone 4, não pela falha em si, mas pela demora em reconhecer e demonstrar alguma correção para a falha. Em geral, quando uma empresa tem esta atitude é por que ela não se preocupa muito com os seus usuários, exceto se não existir alternativa.

5 - Google: Existem outros Sistemas Operacionais, como o Meego da Intel e o Bada da Samsung, porém um nome de peso no mundo da tecnologia está por trás do Android e se chama Google. Baseando-se em dados, previsôes do mercado, vendas, o Android está em franco crescimento para dominar o mercado de smartphones. Estima-se que até 2015, 33% dos smarphones serão baseados em Linux. Enquanto o dispositivo da Apple perdeu volume de vendas entre fevereiro e maio deste ano, os smartphones baseados em Android tiveram crescimento de quatro pontos percentuais.

Resumindo, a Apple depende do seu mercado de usuários fanáticos e desta forma seus dias de domínio do mercado estão para chegar ao fim.

Abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário